A seguinte estrutura física está à disposição dos bolsistas do Programa de Recursos Humanos em Petróleo e Meio Ambiente da Universidade Federal da Bahia (PEMA/UFBA):
► Laboratório de Estudos do Petróleo/NEA/IGEO (LEPETRO)
Criado para ser um dos maiores centros de pesquisa do país, o LEPETRO atua em duas principais linhas de investigação, Geoquímica Ambiental e a Geoquímica do Petróleo. Localizado no Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), destaca-se por ser um dos primeiros Centro de Excelência em Geoquímica do país instalado fora da indústria do petróleo. A equipe do LEPETRO é especializada e altamente qualificada, composta por mestres, doutores e pós-doutores. Equipado com o que há de mais moderno em instrumentação analítica e de suporte, está apto para desenvolver projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), de Extensão, de Desenvolvimento Institucional e consultoria.
► Laboratório de Termodinâmica Aplicada (ATLAB)
O Laboratório de Termodinâmica Aplicada desenvolve trabalhos na área de equilíbrio de fases e determinação de propriedades termodinâmicas. O laboratório dispõe de células de equilíbrio encamisadas (para obtenção de dados líquido-líquido ou líquido-sólido), dois ebuliômetros de Othmer para obtenção de dados de equilíbrio líquido-vapor, um termômetro digital de precisão da marca Yokogawa, 2 sensores de temperatura, banho termostatizado, balanças analítica de precisão e semi-analítica, Densímetro e Analisador de Velocidade do Som da Anton Paar, cromatógrafo a gás Varian Star 3400 CX, cromatógrafo a gás Varian CG 3400 - CP 3800, "Headspace autosampler" 7000 - Tekmar Dohrmann, estufa e forno mufla, analisador de umidade Karl-Fisher coulometrico, viscosímetros Brookfield DVIII e RVII, condutivimetro Tecnal além de microcomputadores e notebooks.
► Laboratório de Processos de Separação (LPS)
O LPS dispõe de 20 m², onde são desenvolvidas pesquisas sobre processos de extração líquido-líquido, incluindo testes de hidrodinâmica em extratoras de alto desempenho. O LPS também realiza estudos de dispersão axial, holdup, eficiência de separação, testes com recheios entre outros. O laboratório conta com três colunas de extração, sendo uma delas mecanicamente agitada (Rotating Disc Contactor) e as demais de pratos perfurados. As colunas são todas equipadas com rotâmetros e protegidas por capelas para exaustão de gases.
► Laboratório de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PGBIO)
Laboratório voltado às pesquisas sobre uso de tensoativos/microemulsões; recuperação avançada de petróleo; quebra de emulsões de petróleo; recuperação de áreas degradadas; tratamento de água produzida, produção de biocombustíveis e simulação computacional envolvendo petróleo, gás natural e biocombustíveis. Possui os seguintes equipamentos: viscosímetro/densímetro Anton Paar SVM-3000, ponto de fulgor Petrotest PM4, unidade semi-contínua de produção de biodiesel, balanças analíticas, estufa, agitadores magnéticos, centrífugas, banhos termostáticos e pHmetros. Além disso, microcomputadores, impressora e vidrarias em geral, também constituem a infraestrutura do PGBIO.
► Laboratório de Engenharia das Reações Químicas (LERQ)
O Laboratório de Engenharia das Reações Químicas desenvolve trabalhos na área de fotocatálise e transformação de biomassa por pirólise. O laboratório tem uma área de 70 m² equipada com ar condicionado, bancadas, capela, instalações elétricas, hidráulicas, rede de conexão a internet, linhas de gases para cromatografia, chuveiro com lava-olhos e extintores de incêndio. O laboratório dispõe de uma unidade piloto de pirólise rápida de biomassa, reatores fotocatalíticos, Espectrofotômetro de absorção atômica – Varian, Espectrofotômetro UV-visível Cary 1E –Varian, dois cromatógrafos a gás, reator Parr, estufas, vidrarias, balanças e computadores.
► Laboratório de Catálise e Ambiente (CATAM)
Um dos principais objetivos do grupo é buscar tecnologias mais limpas para a produção de combustíveis de origem fóssil ou biomassa com melhor qualidade e que proporcionem um menor nível de emissões. Para tanto, desenvolve alternativas tecnológicas para atendimento das novas exigências de qualidade determinadas pela ANP para produtos de refino (combustíveis e/ou nafta) e diminuição dos níveis de contaminantes ambientais prejudiciais à saúde humana, oriundos desses combustíveis. Novos equipamentos de caracterização foram obtidos com recursos da PETROBRAS/ANP (Infraestrutura em Catálise), onde foram adquiridos: Difração de raios X (DRX), balança termogravimétrica (TG, DSC), medidor de área superficial BET e aparelho de Quimissorção.